Saúde mental

Dicas de férias | brincadeiras com crianças e adolescentes

As férias das crianças e dos adolescentes são um desafio para qualquer família. Nesse post, trazemos sugestões de brincadeiras para ajudar na promoção da saúde da próxima geração! Afinal, brincar também é saúde!
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As férias das crianças e dos adolescentes são um desafio para qualquer família. Nem sempre coincidem com as férias da família, e nem sempre a criatividade familiar está de vento em popa para que atividades variadas sejam praticadas nos momentos de lazer. Pensando nisso, nós, da Coala Saúde, trouxemos sugestões de brincadeiras para ajudar na promoção da saúde da próxima geração! Afinal, brincar também é saúde!

Aqui vão algumas brincadeiras para as crianças e adolescentes. Essas atividades constituem momentos de lazer, intimidade com a família e criação e fortalecimento de memórias. Além de desenvolver inúmeras habilidades, como resiliência, senso de coletividade, coordenação motora, equilíbrio, pensamento estratégico, entre outras, as brincadeiras são ótimas referências de vínculo familiar e emocional. As atividades podem ser executadas em casa, no parque/pracinha, no playground do prédio, em um restaurante, ou em qualquer lugar! Elas também podem ser adaptadas para diferentes idades e momentos. É Importante lembrar que, quanto maior o contato com o ar livre, com a natureza e quanto mais disponíveis os membros da família estejam para esse encontro, maiores são as chances das brincadeiras acontecerem por si só e proporcionar momentos positivos para a família como um todo.

As crianças também podem criar brincadeiras, sendo estimuladas a desenvolver o processo criativo! Quando isso acontece, os adultos podem se surpreender, pois podem surgir brincadeiras que não foram experimentadas pelos adultos, ou seja, um ótimo momento para que todos aprendam coletivamente!

Essas são algumas dicas, mas lembramos e recomendamos que a imaginação não tem limites!

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Esconde-esconde

Participantes: a partir de 2. Também conhecida como pique-esconde, é uma brincadeira com muitas variações e liberdade para criar as próprias regras. Os participantes se escondem enquanto aquele definido para a função de encontrar os outros conta até o número combinado no início da brincadeira (ex: até 10, até 100, etc). As variações dessa brincadeira podem ser de esconder objetos, ou se esconder e retornar a uma “base”, permitindo aguçar a criatividade e o senso de coletividade.

Telefone sem fio

Participantes: a partir de 3. Os participantes devem ficar em círculo ou enfileirados. A primeira pessoa inventa uma mensagem (uma frase) e fala no ouvido da próxima sem que nenhum outro participante ouça. A mensagem vai passando adiante, cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu.

Morto-vivo

Participantes: a partir de 3. Coloque as crianças em uma fila lado a lado. O “líder” fica de frente e dá os comandos. Quando disser “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.

Estátua

Participantes: a partir de 2. As crianças podem estar dançando, correndo, brincando, mas devem estar se movimentando, até o momento que o “capitão” disser: “Estátua!” e todos devem parar. Os que não conseguirem manter a posição parados como estátuas, perdem. Pode ser feito também com uma música tocando e ao pausar a música, todos ficam em posição de estátua.

Bolhas de Sabão

Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho sopre. Quanto mais devagar a criança soprar, maior ficará a bolha.

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Jogo do Rabisco

Número de participantes: a partir de 2. Nessa brincadeira, só precisa de uma folha em branco e canetinhas de diferentes cores. O primeiro passo é desenhar qualquer rabisco na folha. Depois, troca o participante e, com uma cor diferente, completa o desenho do outro usando a imaginação e a habilidade de criatividade.

Batata quente

Número de participantes: a partir de 4. O objetivo é passar a “batata quente” o mais rápido possível para o participante ao lado. Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em um círculo, de pé ou sentadas. Uma delas deve estar fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar “batata quente, quente, quente, quente…” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola. Quando ela disser “queimou”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.

Desenho Invisível

Número de participantes: a partir de 2. Em duplas, um desenha nas costas do outro e quem está recebendo o desenho reproduz no papel ou apenas diz o que o outro está desenhando ao final do mesmo. Depois inverte, e o objetivo do jogo é acertar o que o outro desenhou.

O Chão é lava

Número de participantes: a partir de dois. Os participantes decidem o lugar para a brincadeira e avisam que o chão virou lava! Nesse momento, nenhum participante pode estar com os pés no chão sendo necessário que todos estejam em um lugar alto, podendo ser em um degrau de escada, mureta, sofá, cadeira, etc. Para as próximas rodadas, outra pessoa grita “o chão é lava” e os participantes vão revezando e mudando de posição.

Quente ou frio

Número de participantes: A partir de 2. Um pouco parecido com a caça ao tesouro, no quente ou frio você venda os olhos de uma criança e pede para ela procurar algum objeto ou chegue a um lugar. Quanto mais próximo do objetivo final, mais “quente”, e quanto mais longe, mais “frio”.

Jogo da Memória

Número de participantes: a partir de 2. Além de poder ser jogado com um jogo comercializado, uma outra forma é que a família faça o seu próprio jogo. Com papel-cartão, cartolina ou qualquer papel podem ser feitos os cartões, cada membro pode criar seus desenhos e o jogo será construído coletivamente. Então vire os desenhos virados para baixo, embaralhe, disponha sobre uma superfície e vire procurando o par.

Corrida dos bichos

Participantes: a partir de 2. Uma variação do “mamãe posso ir?” onde a pessoa que está organizando decide quantos passos cada criança pode dar, essa brincadeira é um pouco diferente! Todos precisam decidir conjuntamente os animais que serão escolhidos e como será cada passo. Por exemplo: passo de formiga (um passo bem pequenino), passo de elefante (um passo bem grande). Em 2 sacos ou potinhos, coloque números em um e alguns animais em outro. Determine o local da largada e o local da chegada da corrida, os participantes devem sortear qual bicho e quantos passos cada um deve dar. O que chegar primeiro ganha o jogo!

Mímica:

A partir de 2 participantes. Uma brincadeira muito fácil que pode ser feita em qualquer lugar! É só escolher um tema, como nome de um filme, músicas, palavras, cidades e fazer mímica para que o time oposto ou outra pessoa adivinhe.

Pintura com materiais variados:

Basta uma folha de papel, tinta guache e olhar o que pode ser utilizado para uma pintura diferente. Seja uma folha de uma árvore que caiu no chão, rolha, plástico bolha, os dedos, mãos de diferentes pessoas e tamanhos, e o que a criatividade permitir. Outras variações podem ser feitas a partir de um primeiro decalque, como por exemplo, trocar a folha e continuar o desenho. Pode ser contada uma história a partir dos decalques, sendo obrigatório colocar todos os elementos desenhados na fala do participante.

Cada um escolhe a música

O carro é um ótimo local para estreitar os vínculos com o adolescente e descobrir os gostos deles. Nessa brincadeira, cada um escolhe uma música, possibilitando que todos ouçam o gosto musical de cada integrante da família, dando margem para contação de histórias tanto da vida do adulto quanto da parte da vida do jovem que os responsáveis não têm tanto acesso.

Adedanha

Participantes: a partir de 2. Também conhecido como Stop, é um jogo de palavras muito popular no Brasil. Para jogar, é feita uma tabela em que cada coluna representa uma categoria de palavras decidida coletivamente, como animais, nomes, frutas, cores e outras que sua criatividade permitir. A partida começa com o sorteio de uma letra do alfabeto, seja com um sorteio ou com uma contagem dos dedos que os participantes colocarem no centro (como um par ou ímpar, mas contando cada dedo com uma letra do alfabeto). Definida a letra, a missão dos jogadores é encontrar uma palavra de cada categoria primeiro que os outros (ex: letra A, nome: Amanda, Cor: Amarelo, Lugar: Acre e assim por diante). O primeiro a terminar todas as categorias grita “Adedanha!” ou “Stop”, ou o nome que preferir. É feita a soma dos pontos da rodada e ganha o jogo quem tiver mais pontos no fim de todas as rodadas. O jogo pode ser jogado no papel, então os materiais necessários para jogar são uma folha de papel e algo para escrever, como uma caneta ou lápis.

Essas foram apenas algumas dicas de brincadeiras que podem ajudar no desenvolvimento das crianças enquanto se divertem. Mas existem infinitas possibilidades para criar jogos e integrar a família. O importante, principalmente nas férias dos pequenos (e dos que não são tão pequenos), é estimular a comunicação e socialização com a família e amigos através dessas atividades.

Escrito por
Time de Psicologia

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