Saúde mental

Como ajudar seus alunos a enfrentar a ansiedade Pré-ENEM

A ansiedade é frequentemente descrita como um sentimento de quem vive no futuro, preocupando-se com o que está por vir. Essa resposta emocional é uma reação psicológica comum a situações estressantes, medos e tensões, desempenhando um papel importante no sistema de defesa tanto de humanos quanto de animais. Neste artigo, abordaremos como a ansiedade se manifesta, especialmente em períodos de avaliação como o ENEM, e como você pode ajudar seus alunos a superarem esse desafio.
alunos estudando para prova do enem

Embora a ansiedade possa ser uma sensação vaga e desagradável, muitas vezes acompanhada de manifestações físicas como taquicardia, sudorese e tremores, ela também é um estado afetivo normal. Esse estado nos ajuda a ficar alertas aos perigos iminentes e a tomar decisões para controlar a situação, sendo, portanto, bastante útil.

Como a ansiedade afeta nossos estudantes?

No entanto, os sintomas físicos da ansiedade podem se tornar prejudiciais, especialmente em situações de alto estresse, como provas do ENEM. 

Entendendo que o ENEM é um passo importante para a vida dos jovens, visto que, é um momento de entrada para o Ensino Superior, conseguimos perceber também que é um momento que gera dúvidas, conflitos..pois além dos conflitos e crises típica da fase da adolescência, eles podem apresentar, o que alguns autores denominam de “efeito guilhotina” o terror psicológico que contagia e vai aumentando à medida que o exame se aproxima. 

Sinais de ansiedade Pré-ENEM: o que observar

É crucial que educadores estejam atentos aos sintomas que os alunos apresentam nas semanas que antecedem o ENEM, como:

  • Dificuldade de concentração
  • Insônia e cansaço
  • Dores físicas e emocionais
  • Sudorese e taquicardia

O papel do educador no apoio emocional

O papel do professor é fundamental para oferecer suporte emocional durante esse período. Estar atento às mudanças de comportamento é essencial, assim como estar preparado para encaminhar os alunos a profissionais caso necessário.

Os alunos devem sentir-se à vontade para expressar o que sentem. Proponha conversas em particular ou rodas de conversa onde possam compartilhar suas ansiedades, promovendo o entendimento e a empatia, lembrando de não trazer a ansiedade como um problema e nem individualizar a questão no adolescente, entendendo que é um momento gerador de conflitos e potencializador das inseguranças dos jovens. 

Além disso, é importante que os alunos tenham momentos de relaxamento e distração para alívio da tensão, podendo então ser apresentada técnicas de mindfulness e respiração, onde os alunos possam praticar antes e durante a prova.  

Ademais, é fundamental que o aluno seja informado sobre o horário da prova, sendo indicado que, se possível, chegue com antecedência ao local da prova, sendo importante para diminuição da ansiedade nesse momento.  

E orientar os alunos sobre a importância de procurar ajuda profissional, se ele achar que é necessário para esse momento de sua vida. 

Recomendação de livros e filmes para alívio da ansiedade

Sugestões de leituras e filmes que podem ajudar os alunos a entender e lidar melhor com a ansiedade:

  • "Talvez você deva conversar com alguém", de Lori Gottlieb
  • "Toda ansiedade merece um abraço", de Alexandre Coimbra Amaral
  • Livros e filmes que promovem reflexão e relaxamento.

Reconhecer a ansiedade como uma parte natural da jornada dos alunos é essencial. Com as estratégias adequadas, educadores podem fazer uma grande diferença no bem-estar emocional e desempenho acadêmico de seus alunos.

Referências 

LIMA, E. F.; PESSOA, L. L.; CAVALCANTI, L. A. R. A avaliação psicológica em saúde: uma questão de saúde pública. Psicologia: Teoria e Prática, v. 5, n. 1, p. 43-50, 2003. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 28 out. 2024.

MACHADO, J. A.; OLIVEIRA, C. A.; SOUZA, L. A. O que é avaliação psicológica? Psicologia: Teoria e Prática, v. 5, n. 1, p. 43-50, 2003. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 28 out. 2024.

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