Embora a ansiedade possa ser uma sensação vaga e desagradável, muitas vezes acompanhada de manifestações físicas como taquicardia, sudorese e tremores, ela também é um estado afetivo normal. Esse estado nos ajuda a ficar alertas aos perigos iminentes e a tomar decisões para controlar a situação, sendo, portanto, bastante útil.
Como a ansiedade afeta nossos estudantes?
No entanto, os sintomas físicos da ansiedade podem se tornar prejudiciais, especialmente em situações de alto estresse, como provas do ENEM.
Entendendo que o ENEM é um passo importante para a vida dos jovens, visto que, é um momento de entrada para o Ensino Superior, conseguimos perceber também que é um momento que gera dúvidas, conflitos..pois além dos conflitos e crises típica da fase da adolescência, eles podem apresentar, o que alguns autores denominam de “efeito guilhotina” o terror psicológico que contagia e vai aumentando à medida que o exame se aproxima.
Sinais de ansiedade Pré-ENEM: o que observar
É crucial que educadores estejam atentos aos sintomas que os alunos apresentam nas semanas que antecedem o ENEM, como:
- Dificuldade de concentração
- Insônia e cansaço
- Dores físicas e emocionais
- Sudorese e taquicardia
O papel do educador no apoio emocional
O papel do professor é fundamental para oferecer suporte emocional durante esse período. Estar atento às mudanças de comportamento é essencial, assim como estar preparado para encaminhar os alunos a profissionais caso necessário.
Os alunos devem sentir-se à vontade para expressar o que sentem. Proponha conversas em particular ou rodas de conversa onde possam compartilhar suas ansiedades, promovendo o entendimento e a empatia, lembrando de não trazer a ansiedade como um problema e nem individualizar a questão no adolescente, entendendo que é um momento gerador de conflitos e potencializador das inseguranças dos jovens.
Além disso, é importante que os alunos tenham momentos de relaxamento e distração para alívio da tensão, podendo então ser apresentada técnicas de mindfulness e respiração, onde os alunos possam praticar antes e durante a prova.
Ademais, é fundamental que o aluno seja informado sobre o horário da prova, sendo indicado que, se possível, chegue com antecedência ao local da prova, sendo importante para diminuição da ansiedade nesse momento.
E orientar os alunos sobre a importância de procurar ajuda profissional, se ele achar que é necessário para esse momento de sua vida.
Recomendação de livros e filmes para alívio da ansiedade
Sugestões de leituras e filmes que podem ajudar os alunos a entender e lidar melhor com a ansiedade:
- "Talvez você deva conversar com alguém", de Lori Gottlieb
- "Toda ansiedade merece um abraço", de Alexandre Coimbra Amaral
- Livros e filmes que promovem reflexão e relaxamento.
Reconhecer a ansiedade como uma parte natural da jornada dos alunos é essencial. Com as estratégias adequadas, educadores podem fazer uma grande diferença no bem-estar emocional e desempenho acadêmico de seus alunos.
Referências
LIMA, E. F.; PESSOA, L. L.; CAVALCANTI, L. A. R. A avaliação psicológica em saúde: uma questão de saúde pública. Psicologia: Teoria e Prática, v. 5, n. 1, p. 43-50, 2003. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 28 out. 2024.
MACHADO, J. A.; OLIVEIRA, C. A.; SOUZA, L. A. O que é avaliação psicológica? Psicologia: Teoria e Prática, v. 5, n. 1, p. 43-50, 2003. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902003000100010&script=sci_arttext. Acesso em: 28 out. 2024.