É bastante frequente que as escolas empreguem métodos de divulgação tradicionais para a atração de novos alunos, como distribuição de panfletos e uso de banners, para divulgação. Essas estratégias são essenciais para consolidar a imagem das instituições.
Contudo, a publicidade online pode ser ainda mais estratégica e efetiva para atrair novos alunos, pois permite medir com precisão seus resultados.
É preciso ter um diferencial para conquistar os responsáveis e os alunos. Afinal, quando estão no processo de busca do colégio ideal, são inúmeras as instituições de ensino que aparecem. Por isso, a sua escola precisa ser a primeira a aparecer nesse momento incessante de busca e, não só isso, é preciso que ela conquiste os pais. Mas, como fazer isso?
São diversas as formas para captar alunos pela internet. Com as redes sociais, sites e marketplaces de educação, as escolas podem atrair mais alunos e obter maior reconhecimento. Neste artigo, vamos listar alguns dos modos mais comuns, veja a seguir.
Redes sociais
As redes sociais são uma excelente forma das escolas terem uma presença relevante na internet. Aplicativos como Facebook, Instagram e TikTok são amplamente utilizados por grande parte da população brasileira e mundial, sendo que muitas pessoas passam boa parte do seu dia navegando nessas plataformas.
Assim sendo, publicações que destacam a escola e seus diferenciais são uma maneira bastante eficaz de promovê-la. Nesse sentido, temas como a história da instituição, o cotidiano dos alunos, a infraestrutura e a qualidade do ensino ministrado pelos professores são ótimas ideias de conteúdo para publicar nas redes.
Ao fazer isso, a escola tem uma excelente oportunidade de atrair futuros pais e alunos interessados em seus serviços.
Outra dica importante é manter as redes sociais sempre atualizadas com informações relevantes sobre os benefícios oferecidos pela escola. Com essa estratégia, é possível obter resultados bastante positivos em relação à captação de novos alunos.
Crie um site da instituição
Dispor de um site é um passo essencial para que a escola possa atrair mais alunos. Por isso, é importante que essa plataforma contenha informações completas sobre a instituição, tais como procedimentos para matrícula, requisitos, cursos, grade curricular, imagens da infraestrutura, telefone, endereço e outras informações relevantes.
Além disso, é necessário também inserir um canal direto no site para que os responsáveis consigam entrar em contato com o colégio. Coloque um botão com link para o WhatsApp da escola ou até mesmo um chat para dúvidas ajuda para que na hora da matrícula os responsáveis já estejam seguros.
Produza conteúdos relevantes
Em geral, os pais procuram por escolas de excelência e que ofereçam experiências inovadoras para seus filhos. Nesse sentido, ao produzir conteúdos relevantes e atrativos, as escolas podem atrair a atenção desses responsáveis e conquistá-los como potenciais alunos.
Normalmente esse objetivo é alcançado por meio de uma troca de benefícios. Um exemplo comum é quando a escola oferece conteúdos relevantes, como e-books, infográficos e outros materiais, em troca dos dados de contato dos potenciais clientes interessados.
Dessa forma, é fundamental acompanhar o potencial cliente durante todo o processo de decisão de compra e nutri-lo com conteúdos de qualidade, e-mail marketing com ofertas e outras ações.
Contudo, é importante que a escola não seja invasiva e que ofereça conteúdos que sejam realmente relevantes para o cliente em potencial.
Parceria com marketplaces educacionais
Um marketplace é uma plataforma virtual que reúne diversas lojas, é como se fosse um shopping online. Assim, há diversos segmentos de marketplaces, e, no meio dos educacionais disponíveis, inclui-se o Melhor Escola.
Por meio do Melhor Escola as escolas conseguem apresentar-se para novos pais e alunos e expor todas as suas informações e diferenciais. O site já conta com mais de 7 mil escolas particulares parceiras e elas não precisam fazer nenhum investimento inicial para aderir ao programa.
Uma das vantagens de aderir à parceria com o site Melhor Escola é a redução da inadimplência. Alunos adquiridos pelo Melhor Escola precisam manter a mensalidade em dia para garantir a continuidade de seus benefícios.
Anúncios online
Anúncios online são uma ótima opção para captar alunos pela internet. Por meio deles é possível que a escola atinja um grande público-alvo de forma rápida e segmentada. Existem diversas plataformas para anúncios online, como o Google Ads e o Facebook Ads, que permitem criar anúncios personalizados para cada tipo de público e objetivo.
Porém, o conteúdo do anúncio precisa ser atrativo e chamar a atenção do público. É possível utilizar imagens, vídeos e textos curtos e objetivos para destacar os diferenciais da escola e atrair a atenção dos potenciais alunos e de seus responsáveis.
Embora os anúncios online sejam eficientes, é importante destacar que uma das principais desvantagens é o custo. Dependendo da plataforma e do público-alvo escolhido, o valor para veicular um anúncio pode ser elevado, o que pode impactar no orçamento da escola. Sem contar que a segmentação deve ser feita com cuidado, caso contrário, tem o risco de não atingir o público correto.